Monday, October 23, 2006

Da porta para dentro


Eu gosto de casa limpa. Nao importa o estilo, a decoracao, as cores, os precos dos moveis. Casa limpa eh sempre bom. Com cheiro de bem cuidada. Com jeito de que, quem mora ali, respeita e ama o lugar que lhe dah abrigo nesta vida.
Mesmo que tenha umas coisas aqui e ali fora do lugar o importante eh estar limpa. Quando estah limpa dah para conhecer melhor quem mora ali. Mesmo que o morador pague alguem regularmente para lhe ajudar a cuidar da sua propria sujeira. Tem gente que gosta de enfeitar com flores de vez em quando. De acender umas velas. Tem os que gostam de incenso. Outros de agua sanitaria. Estar limpo eh o que importa.
Na minha casa e acho que na casa de todo mundo, existem ou jah existiram diferentes niveis de sujeira. Se cai molho de tomate no chao (que eh branco) eu tenho que limpar na mesma hora. Nao dah para viver por mais de alguns minutos com aquela mancha de tomate que parece sangue no meio da sala.
Tem a poeira da rua que a gente varre todo dia. E de vez em quando dah ateh para passar uns dois dias sem varrer, dependendo dos acontecimentos (ou da frequencia de visitas)
Tambem tem aquela sujeira que vai acumulando durante a semana. Aquela que depois de alguns dias pede por uma faxina de, no minimo, umas 2 horas de trabalho duro para deixar tudo brilhando de novo.
Essas sao as sujeiras basicas. Fazem parte da vida, da minha e de qualquer outra pessoa.
Comeca a complicar quando se tem sujeira de antigos moradores da casa. Manchas na parede que alguem nao limpou durante anos e agora nao sai mais - esta soh passando uma mao de tinta. A sujeira sebosa das gavetas da cozinha, tem que se aproveitar um dia de muito tedio e animacao para colocadar para fora, ou correm o risco de passar meses e ateh anos do mesmo jeito. A mancha no teto, que voce odeia, mas como soh voce ve, acaba ficando sempre para depois, para depois, para depois.
E tem a pior de todas. A mancha de tinta roxa no chao, debaixo do tapete, aquela que estah muito bem escondida, mas que te impede completamente de mudar a decoracao da sala. Esta, ou voce toma uma atitude seria, liga para o pintor e encomenda o servico, ou vai morrer debaixo do tapete. Ou talvez voce morra primeiro, quem sabe. Depende da sua disposicao de viver numa casa limpa.
As vezes se passa tanto tempo tempo fora de casa, que mal se nota a sujeira. Nem as mais banais do mundo, como a mancha de tomate no meio da sala.
Eu nao gosto.Mas cada um do seu jeito ne?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

online blackjack
free counters