Friday, July 21, 2006

A minha guerra

Queridos amigos,
hoje estou escrevendo para todos aqueles que me escreveram, me ligaram e se mostraram preocupados comigo por causa da guerra entre Israel e Libano.
O que eu tenho para dizer eh: nao se preocupem.
Continuo feliz como nunca. Continuo indo a praia, indo para a escola, saindo com o Nick e meus amigos, tudo como antes.
Aqui em Tel Aviv a gente sabe das noticias apenas pela midia, o que me coloca exatamente na mesma posicao que voces.

A diferenca eh que de uma hora para o outra eu poderia estar em perigo, estar no
meio da rua e ouvir a sirene avisando que devemos nos proteger nos abrigos porque estamos sendo atacados. Mas nao eh o mesmo ai no Brasil? De uma hora para outra voce nao pode ser atingido por uma bala perdida, ou um sequestro, ou estar num onibus onde o PCC resolva atear fogo? Pode parecer muito diferente, mas a unica diferenca eh que aqui as pessoas estao acostumadas com a possibilidade da guerra. E no Brasil as pessoas estao acostumadas com a possibilidade da violencia.
A gente se acostuma com o nosso problema e se assusta com o dos outros.

Bom, quanto a posicao de Israel nesta situacao. Muita gente, incluindo minha familia, e provavelmente todo mundo que acompanha TV, jornal e internet no Brasil deve estar achando que eu moro no pais mais "perverso e cruel" do mundo ne?
E eu nem vou tentar provar o contrario.Porque cada um acredita no que quer.

Mas quero lembrar o seguinte. Para toda historia existem pelo menos dois lados. E eu posso garantir que o que a midia mostra eh apenas UM dos muitos lados desta questao aqui no Oriente Medio.Uma questao gigantesca que tem uma historia de mais de 5.000 anos.Uma historia cheia de idas e vindas, razoes, motivos, defesas, ataques, certos, errados, de uma lado e do outro. Uma historia que nos brasileiros, nao aprendemos na escola e da qual sabemos muito pouco.(eu ainda estou engatinhando para entender)Ainda bem que muitas pessoas ainda tem o discernimento para perceber isso. Porque se tudo que se mostra de um pais para o exterior fosse verdade, todas as brasileiras seriam putas que sambam de fio dental e usam cocar na cabeca.

Mas para que ninguem tenha duvida, vou deixar bem grande: EU SOU ABSOLUTAMENTE CONTRA QUALQUER TIPO DE VIOLENCIA. Ainda acredito que os seres humanos vao evoluir ao ponto de poder resolver suas diferencas na base da conversa, tolerancia e respeito. Mas infelizmente ateh lah talvez tenhamos que sofrer muito para aprender.
Eu faco a minha parte, que nao eh muito, mas rezo e peco pela paz todos os dias. Imagino a paz, vizualizo a paz, penso nela todo o tempo.
E sei que um dia ela vai chegar para Israel, para o Libano, para o Brasil e para o planeta inteiro. Se Deus quiser.

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Menina, cuidado aí!
Aqui também tá barra pesada. Já tão ateando fogo em ônibus na Vila Madalena, em Higienópolis, mas o pior não é isso. Parece que o Alckimin vai para o segundo turno empurrado pela Heloísa Helena. Aí é que o bicho vai pegar. Tem lugar pra mim aí, baby?

5:40 AM  
Anonymous Anonymous said...

só promete que tu vais ficar bem.
a gente fica de coração pequenininho aqui sem saber como tu estás. um beijo grande.

6:05 AM  
Anonymous Anonymous said...

Nega,

que bom ter notícias sua. Que bom que você está bem! Por favor mande noticias sempre que der - para acalentar os corações aqui. Te cuida garota. Saudades.

Flavia Louzada

10:22 AM  
Anonymous Anonymous said...

Ju
Quando leio as suas escritas,vejo que o tempo passou e vc virou uma mulher de verdade. Fico feliz por vc estar feliz, enfrentando todas as barras ai do outro lado do mundo.
Aqui, eu, cle, laura e diogo, rezamos pra vc, para que tenha toda a felicidade do mundo.
Beijos
Tio Fernando

4:24 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ju, vc tem razao. Penso em você em Telaviv e não consigo imaginar outra coisa senão vc no meio do perigo. Pensamento simplista... tacanho esse meu. Fiquei feliz com suas noticias.. beijos e saudades desta sua amiga e fã.

1:59 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ju...
tempão que não escrevo por aqui.
Mande notícias...
E que Deus nos proteja, sempre.
Bjos

6:29 AM  

Post a Comment

<< Home

online blackjack
free counters